Cinco razões para automatizar o acesso em condomínios

Condomínios residenciais podem se beneficiar muito com a automatização de suas entradas principais

A automação e modernização do acesso a condomínios, seja ele de edifícios ou de casas térreas, oferece inúmeros benefícios. Se essa medida pode representar um custo adicional, é importante considerá-la como um investimento que começará a se pagar no primeiro minuto após a instalação. Isso porque a maioria dos condomínios possuem entradas que não estão preparadas para as necessidades de seus moradores.

Existem várias deficiências de acessibilidade, higiene, segurança e outras que justificam a que moradores de um mesmo condomínio considerem um plano de automação de acesso. Esse trabalho pode ser feito com facilidade, trazendo múltiplos benefícios para todos. Citamos abaixo cinco deles:

1. Melhoria da acessibilidade

O conceito de acessibilidade evoluiu muito nos últimos anos. A ideia atual é criar ambientes totalmente acessíveis, de forma que a pessoa com deficiência não interrompa ou atrapalhe a sua atividade. Ou seja, no momento em que alguém não pode avançar de forma independente em sua rota, a acessibilidade não é completa.

2. Facilitação aos acessos

A tecnologia foi projetada para tornar a vida das pessoas mais fácil e, claro, mais confortável também. Os mecanismos de abertura e os sensores de ativação sem contato permitem que a pessoa acesse sem a necessidade de nenhum exercício físico, criando uma experiência muito mais agradável. Nesse sentido, são múltiplas as opções para adaptar a tecnologia às necessidades de cada condomínio.

Essa comodidade é importante quando, por exemplo, os residentes transportam malas ou pacotes pesados, para crianças que cuidam de menores, bem como para idosos ou pessoas com deficiência. Da mesma forma, a automação das posições manuais favorece o fluxo de pessoas em determinadas situações, facilitando o acesso quando há grande tráfego de pessoas.

3. Aprimoramento da segurança 

A segurança das entradas comuns em condomínios deve ser considerada ao mesmo nível o das portas de casas. Graças à automação, os moradores não precisam retirar as chaves para abrir o caminho, nem se preocupar com o fechamento adequado de cada acesso. Desta forma, é mais fácil evitar que uma porta seja mal fechada e que alguém indesejado entre furtivamente no edifício. Ao automatizar a porta de entrada do condomínio, a entrada é dotada de diversos dispositivos de abertura segura para os vizinhos. De aplicativos para o telefone celular, a controles remotos ou teclas de proximidade. 

4. Garantia da higiene

A higiene é outro motivo para automatizar o acesso em condomínios. A pandemia de corona vírus afeta muito a maneira como interpretamos o uso das áreas comuns. A porta da frente de um portal é uma exposição constante, já que vizinhos e pessoas de fora tocam constantemente as maçanetas e/ou puxadores. Portanto, eliminar a necessidade de tocá-los, bem como de puxar ou empurrar a porta, traz um benefício muito claro em termos de higiene e minimização de infecções. Automatizar o acesso aos condomínios é essencial para reduzir os riscos, não apenas nesta pandemia, mas também no futuro.

5. Maior eficiência energética 

As portas automáticas podem ajudar os proprietários a economizar energia porque sua abertura e fechamento são regulados. Cada vez que uma pessoa abre a porta de uma área fechada em condomínio, como o hall e o saguão, deixa entrar o ar externo, o que afeta o local em termos de temperatura e ventilação. No entanto, as portas automáticas abrem e fecham rapidamente, assim que o indivíduo passa pela soleira, limitando o tempo de exposição do edifício.

entrance-automatizar-600x315
 
 
Sobre a ASSA ABLOY Entrance Systems 

Somos especialistas na instalação e manutenção de portas automáticas. Os nossos modernos acessos garantem acessibilidade, conforto, segurança, higiene e eficiência energética, conformando-se às necessidades dos nossos clientes. Se pretende desenvolver um projeto para instalar portas automáticas no seu edifício, contate-nos! Nós lhe ajudaremos a elaborar esse projeto.

Entrance Systems | ASSA ABLOY
Contato: https://bit.ly/35094h8
E-mail: info.br.entrance@assaabloy.com